27/03/2017 por indicadecor em Decoração, Dicas

DESCUBRA SEU ESTILO – Escandinavo

O estilo escandinavo até pouco tempo era um estilo pouco usual porém, é nítido que ele vem ganhando cada vez mais adeptos. Em uma atmosfera de simplicidade e conforto, num ambiente clean com um toque contemporâneo,  o Estilo Escandinavo deixou de ser uma tendência e veio pra ficar!

Este estilo surgiu no século XX no norte da Europa numa região que conhecemos como Escandinávia. Ele tem como inspiração o artesanato regional, a paisagem local e é fortemente influenciado pelo clima local que em sua maioria do tempo é escuro e frio.

“Os grandes aliados desse tipo de decoração são os ambientes amplos, com móveis de linhas simples e sóbrias em estilo minimalista; a luminosidade natural intensificada através de grandes janelões; o uso de cores claras e pálidas, com destaque para o branco, acentuando a luminosidade; a simplicidade dos objetos e artigos de decoração, com um ar mais despojado e natural; e um toque rústico através da madeira, que traz aconchego ao ambiente. Em geral, a ambientação é aconchegante, simples, tranquila e agradável. A mistura entre o tradicional e o moderno traz muita personalidade”, diz sobre o eslito escandinavo, Alana Sparemberger, designer de interiores.

Algumas características marcam este estilo como a cor, pois em locais com pouca incidência de luz como a Escandinávia o branco é primordial. Os tecidos e estofados são em sua maioria neutros e naturais como linho e algodão nas cores padrões: branco, bege, cinza e preto.

O tom sóbrio pode ser quebrado com cores vibrantes em móveis ou em detalhes que vão incrementar a decoração, como almofadas, quadros, mantas.

O design escandinavo faz referência à natureza, por isso as plantas sempre estão presentes na decoração. A atmosfera escandinava é clean, por isso evite espaços com excesso de enfeites.

O piso de um autêntico ambiente escandinavo é a madeira e de preferência bem clara! Toques rústicos e industriais tem sua vez no estilo escandinavo, então vale incorporar ao seu projeto detalhes como cano e dutos expostos e fios de luminárias.

Os quadros dispensam a parede e a forma mais comum é colocá-los encostados no chão. Agora, se você prefere pendurá-los, crie composições misturando molduras em preto e branco ou os apoie em prateleiras.

Seguindo estas dicas com certeza vocês terão uma decoração com ar escandinavo, mas lembrem-se de acrescentar toques da sua personalidade ao ambiente.

Achamos diversos ambientes pra vocês se inspirarem e na sessão “MONTE SEU AMBIENTE” selecionamos alguns produtos que vão te ajudar, e muito, a dar um toque escandinavo a sua decoração.








 

As meninas do UASZ ( <3 ) fizeram um post na semana passada falando de outra característica do estilo escandinavo que são os armários abertos. Vale muito a pena dar uma conferida (aqui).


Deixe um comentário