03/05/2017 por indicadecor em Decoração, Monte seu ambiente, Novidades

MONTE SEU AMBIENTE: Quarto montessoriano

O quarto montessoriano é um quarto feito para crianças e perfeito para estimular estimular a criatividade e a autonomia dos baixinhos. Esse tipo de quarto permite a livre expressão das capacidades das crianças por meio da liberdade.

Esses ambientes são adaptados para os pequenos de maneira que eles enxerguem tudo. Eles precisam proporcionar harmonia, aconchego, tranquilidade e segurança. Assim a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

Nesse tipo de quarto os móveis estimulam ao máximo que a criança explore e aprenda sozinha a desenvolver seus sentidos. Por isso, usa-se a cama baixinha, próxima ao chão, prateleiras e nichos mais baixos, tudo ao alcance das mãos de seu filho. Um tapete também é sempre bem-vindo para limitar o espaço de brincadeiras e proporcionar mais conforto.

A ideia principal é que os filhotes explorem seu dormitório, para que cresçam livres e autoconfiantes.
Poucos Brinquedos são ofertados em um sistema de rodízio, assim como as roupas que ficam em pequenas quantidades no armário, tudo também ao alcance do bebê, para que ele mesmo possa escolher quando quiser ou tiver idade necessária para isso.

Apesar de muita liberdade os pais devem ficar muito atentos àquelas recomendações básicas de segurança: tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança. O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia dos pequenos, mas ainda é preciso monitorá-lo com frequência.

Algumas particularidades desse tipo de quarto são:

*Sem berço: Colchão no chão ou camas baixas são característicos desse tipo de quarto. O método montessoriano vê o berço como uma barreira para o aprendizado do bebê, que fica confinado e oprimido entre as suas grades. Que tal usar a criatividade para pensar em uma estrutura diferente para a cama?

*Almofadas: Na hora de brincar no chão as almofadas podem ser usadas como apoio para deixar as crianças mais confortáveis. Colocar almofadas em volta do colchão durante as sonecas também é importante: isso evita que os pequenos rolem.

*Tapetes: Colocar tapetes no quarto também é uma boa alternativa (lembre-se de lavá-los bem, para evitar problemas respiratórios). Dessa forma, as crianças podem engatinhar e circular pelo espaço sem se machucarem.

*Cabana: Seu filho vai adorar ter uma “casa própria”. Cabaninhas em cima dos colchões vão deixar o ambiente bonito e ainda mais atrativo para as crianças explorarem.

*Espelho: Pode parecer estranho o espelho tão baixinho. Mas lembre-se: ele é para o bebê! Posicionado na horizontal, o objeto é importante para estimular a parte sensorial e ajudar a criança a se conhecer. E voltando a falar de segurança é importante que seja de acrílico e esteja bem fixado na parede para não oferecer riscos.

*Prateleiras / Nichos baixo: Tudo deve ser posicionado sempre na altura dos olhos da criança, para que ela possa desde cedo reconhecer o seu espaço e aprender sobre organização. Todos sabem a importância que os livros desempenham na educação infantil então, para estimular ainda mais a leitura, deixe as obras ao alcance dos pequenos.

*Decoração: Invista em uma decoração que possa colaborar com as brincadeiras. Bandeirinhas, quadros, fotografias, luminárias, qualquer coisa para compor a harmonia do ambiente é válida. Futons e pufes coloridos também pode ser colocados no quarto das crianças. Por fim, se o orçamento permitir, você pode criar uma parede magnética no quarto do filhote. Incrível, não é?




Que tal criar um ambiente lúdico com uma cama em forma de casinha feita de madeira? As crianças vão adorar!


Deixe um comentário