21/03/2017 por indicadecor em Dicas

SEMANA DA ILUMINAÇÃO – Qual a temperatura de cor ideal para sua iluminação?

Agora que já definimos o que é temperatura de cor  vamos, hoje, saber qual é a temperatura de iluminação mais adequada ao seu ambiente!

É claro que a escolha da temperatura de cor da iluminação é pessoal porém, explicaremos tecnicamente qual é a mais adequada e o porquê. Assim fica fácil você saber por onde começar a sua escolha.

Psicologicamente, a luz fria desperta a atenção do cérebro, enquanto a luz  quente traz a uma sensação de aconchego.

Já tecnicamente, as temperaturas de cor muito baixas, assim como as temperaturas muito altas, afetam a cor real dos objetos.  A iluminação de temperatura baixa torna os objetos mais amarelados enquanto a iluminação de temperatura alta os torna mais azulados.

Para uma melhor, e mais fiel, reprodução de cores prefira sempre as temperaturas do branco “luz do dia” ou neutro.

Devido a essas particularidades podemos ter um guia da seguinte forma:

Branco Quente: luz ideal para restaurantes, sala de jantar, sala de estar, quartos e outros ambientes onde se deseja uma sensação de calma / relaxamento e conforto.

Branco “luz do dia”/suave: luz ideal para locais que exijam uma reprodução de cor fiel e que seja eficiente como: pontos comerciais, salas de reunião, hospitais,…

Branco frio/intensa: luz indicada para locais onde as tarefas exijam atenção máxima como em áreas de produção industrial, ambientes corporativos e salas de aula.










Deixe um comentário