24/03/2017 por indicadecor em Novidades

SEMANA DA ILUMINAÇÃO – Tipos de luminárias

Chegou ao fim nossa semana da iluminação e para encerrar com chave de ouro, iremos falar sobre os diferentes tipos de luminárias. Para criar o efeito de cada tipo de iluminação (você viu nosso post de ontem sobre eles!? Se não, veja aqui) existe uma luminária correta.

Vamos conferir os principais tipos de luminárias e quais as suas principais aplicações.

Luminárias embutidas – como o nome já diz, são aquelas luminárias que ficam embutidas no gesso. Elas podem ser fixas ou de foco móvel. A de foco móvel é usada principalmente na iluminação pontual. As luminárias embutidas são recomendas para ambientes de pé direito baixo.

Pendentes/Lustres – Este tipo de luminária dá um toque decorativo ao ambiente. São utilizadas para iluminar uma área especifica como mesas, aparadores e bancadas e por isso, devem ser combinadas com outros tipos de iluminação para que o ambiente fique iluminado adequadamente. Os pendentes possuem um design mais moderno e os lustres já são maiores e cheios de detalhes.

Plafons – São luminárias externas, instaladas junto ao teto e que tem um efeito de iluminação indireta. Esse tipo de iluminação pode ser usada em qualquer tipo de ambiente e os deixa sempre cheio de charme.

Arandelas – são luminárias próprias para serem instaladas na parede. Na hora de adquirir uma arandela pesquise bem pois elas podem projetar luz para cima, para baixo ou para os lados, indireta ou direta.

Luminárias de mesa ou de pé – são geralmente usadas para auxiliar na leitura. O mercado oferece uma variedade infinita desse tipo de luminária. Desde peças bem simples até peças de design e dependendo do modelo escolhido elas servem como objeto decorativo.


Deixe um comentário